segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Rio Grande do Norte: Com 42 assassinatos na última semana, RN "fecha" 2016 faltando 12 crimes para 2 mil mortes



Fábio Vale/Da Redação
O Rio Grande do Norte "fechou" 2016 faltando 12 crimes para 2 mil assassinatos. O dado é do Observatório da Violência Letal Intencional (OBVIO) que dá conta ainda de 42 crimes somente na última semana do ano.
Levantamento disponibilizado pelo OBVIO aponta 1.988 assassinatos no estado nos últimos 365 dias. Desse total, 42 casos foram registrados entre a última segunda-feira (26) e sábado (31) de 2016.
Neste período, Natal foi palco para sete ocorrências, seguido de Parnamirim, com quatro; Baraúna, São Gonçalo do Amarante e Macaíba, com três mortes cada. Outros 19 municípios também registraram assassinatos na última semana do ano passado.
O balanço mostra ainda que crimes em vias públicas lideraram em 14 casos, seguido de 10 mortes constadas em hospitais e prontos socorros. No comparativo com os dois últimos anos, o OBVIO detalha que 2016 teve 318 'vidas perdidas' à mais.
Quanto ao assassinatos de mulheres, o Observatório notifica que 107 vítimas do sexo feminino foram mortas no ano passado em todo o estado. Desse total de femicídios (assassinato de mulher em geral), 37 se caracterizam como feminicídios (assassinato de mulher com característica de violência doméstica e/ou de gênero.
Apesar de o levantamento apontar uma diminuição de quatro femicídios em relação ao ano de 2015, as estatísticas mostram um aumento de oito feminicídios no mesmo comparativo.
O OBVIO destaca que uma pessoa foi vítima de conduta violenta letal intencional à cada 5 horas no estado em 2016.
FONTE: DEFATO.COM

Nenhum comentário: